Capoeira Entrevista com o Contra Mestre Timbalada

Capoeira-World.com: Por que você escolheu a capoeira? Por que não qualquer outra arte marcial, por exemplo Jiu Jitsu?

CM Timbalada: Escolhi a capoeira por falta de opção, não tinha dinheiro pra pagar um outro esporte.

Capoeira-World.com: O que é capoeira para você?

CM Timbalada: A capoeira é minha filosofhia de vida.

Capoeira-World.com: Quem lhe deu o nome de capoeira? O que significa isso?

CM Timbalada: Foi a Ritinha, uma aluna antiga do meu mestre Garrincha que me deu esse apelido e Timbalada é o nome de um grupo de musica com muita percução que foi criado pelo Cantor Carlinhos Brow(salvador / Bhaia).

Capoeira-World.com: É a capoeira no Brasil diferente da capoeira na Europa? Por que isso?

CM Timbalada: A capoeira no brasil faz parte da nossa cultura e na europa é uma cultura implantada.

Capoeira-World.com: Você vai voltar para o Brasil de tempos em tempos? Você joga capoeira lá?

CM Timbalada: Uma vez por ano volto para o Brasil. E é o maior prazer rever meus amigos e jogar capoeira come eles.

Capoeira-World.com: Você foi jogar capoeira por um bom tempo? Será que ele muda ao longo dos anos?

CM Timbalada: Comecei a com capoeira com 12 anos e sinto que estou em uma boa fase physica da minha vida como capoeirista, com certeza vai mudar quando eu tiver com 80 anos e não puder fazer tudo o que faço hoje em dia.

Capoeira-World.com: Você treina não apenas adultos mas as crianças também. Não as crianças a aprender capoeira com facilidade? Eles estão com medo de movimentos?

CM Timbalada: Sim dou aulas para Adultos, adolescentes e Crianças a partir de 5 anos de idade, as crianças aprendem os movimentos com muito mas facilidade, porque aprendem brincando…eles não tem medo de se machucar…movimentos.

Capoeira-World.com: Qual é a idade mínima de uma criança que você pensou capoeira?

CM Timbalada: No Grupo Senzala Geneve as crianças começam a capoeira com 5 anos de idade.

Capoeira-World.com: Você tem um aluno de capoeira favorito – adulto ou criança?

CM Timbalada: Todos os meus alunos crianças ou adultos são iguais não tenho preferencia por nenhum.

Capoeira-World.com: Você vai a uma série de workshops e batizados? Conte-nos uma história interessante de um evento que você participou?

CM Timbalada: O mestre paulão do grupo ACL, Associação Capoeira Lausanne, aqui na suiça ele um dia me liga as 9h, da manha e me pergunta se eu poderia lhe ajudar porque ele tinha marcado um estagio com o Mestre Ramos, que faz parte tambem do Grupo Senzala como eu ! como o Mestre Ramos não iria chegar a tempo ele precisava de um subistituto para esse dia !Mestre Paulão,me propoe de vir dar a aula…muito grato aceitei e depois que desliguei o telefone passei todo o dia suando frio com as pernas tremendo mesmo se ja conhecia o mestre Paulão e seus alunos…Eu não sou o M.Ramos, chegando la tudo correu muito bem e os alunos estavam muito contente com minha participação, subistituir alguem como mestre ramos do grupo senzala não é nada faciu

Capoeira-World.com: Quais são os planos para o futuro que você? Qualquer grande oficina ou batizado? Conte-nos mais sobre isso.

CM Timbalada: Os planos do futuro é solidificar meu trabalho e fazer com que meus alunos tenham conciencia de como praticar uma boa capoeira.
Todos os eventos que organizo são muito importantes para mim e para meus alunos, por isso que eu faço sempre dois eventos durante o ano
Festival International Capoeira Senzala Geneve, que acontece sempre nos meses de Maio e um estagio que acontece sempre nos meses de Novembro !

Capoeira-World.com: Todas as aulas são à tarde. O que você faz durante o dia? É capoeira relacionados?

CM Timbalada: Tenho aulas de Segunda feira até Quinta feira,as aulas começam a partir das 18h até 21h30, Quarta feira tenho aulas para as crianças que começam as 10h da manha e vai até as 15h Si não eu trabalho 30% na cuzinha de uma escola Alternativa do Estado de Geneve!

Capoeira-World.com: Há algo que você gostaria de dizer aos leitores world.com capoeira e todos os jogadores de capoeira?

CM Timbalada: Respeitar a si proprio é respeitar os direitos dos outros tambêm